quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Corrente ou correia dentada ? Saiba qual seu carro usa.

Muitos proprietários de veículos tem receio da correia dentada do carro quebrar e danificar o motor. Realmente se a correia quebrar o motor pode sofrer sérias avarias e a conta do conserto passar de R$ 3.000,00! Isto ocorre porque é a correia a responsável pela sincronia das valvulas no interior do motor. A queda da correia faz com que as valvulas se movimentem sem sicronismo e empenam, fazendo o motor travar.
O que muitos não sabem é que nem todos os carros usam correia dentada, muitos usam corrente de comando, que duram muito mais (100.000 kms ou mais) e, ao contrario da correia, dá sinais claros quando precisa ser substituída. Todos os carros da Ford em linha atualmente no Brasil usam corrente e não correia. Honda e Toyota também adotam o uso da corrente.

As correias dentadas, em média na maioria dos carros, devem ser substituidas com 60.000 kms. Em alguns carros podem durar mais, o correto é seguir o manual do veículo. É importante dizer também que, em caso de uso em condições severas do veículo, a correia dever ser substituída na metade da vida útil. Lembrando que o "anda" e "para" das grandes cidades, transito pesado, é considerado uso severo.
Fique atento! verifique se seu veículo tem correia dentada e se já está na hora de trocar, em médio, este serviços custa R$ 200,00. Se comprar um veículo usado, verifique se já foi trocada, em caso de dúvida, troque, pois compensa e muito.

Fonte:  Corrente ou correia dentada ? Saiba qual seu carro usa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário